segunda-feira, 20 de setembro de 2010

22 de Setembro: Dia Mundial Sem Carro

Nesta quarta-feira, dia 22/09, é o Dia Mundial sem Carros. É um movimento que começou na Europa no final do século XX e ganha cada vez mais adesão no mundo inteiro. A iniciativa é um convite à reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso massivo de automóveis, sobretudo nos meios urbanos. 

Como Contribuir:

- Utilize bicicletas ou transportes coletivos;
- Dê ou pegue carona;
- Aproveite para caminhar mais, resgatar os espaços públicos e alcançar um novo conceito de qualidade de vida;
- Reflita sobre os problemas causados pelos automóveis, principalmente no meio urbano;
- Demonstre que você se preocupa com a qualidade ambiental da sua cidade;
- Dê início a uma nova conduta ambiental.

O movimento é uma alternativa para evitar os problemas como a poluição do ar e sonora causada pelos automóveis e os congestionamentos no trânsito. A mensagem atribuída ao movimento é: "Troque Seu Carro Por Um Planeta Mais Saudável".


Fonte: www.bicicletada.org   (com adaptações).

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Eleições 2010!

No dia 03 de outubro do ano decorrente serão realizadas as eleições em todo território nacional. Serão escolhidos os candidatos aos cargos de presidente, senadores, governadores e deputados federais e estaduais.
É chegada a hora da população ir às urnas e exercer seu direito democrático através do voto. Vote consciente, não venda e nem troque seu voto por favores ou vantagens.
Para os profissionais tecnólogos em todo país, este é um momento decisivo, pois sabe-se que a regulamentação e o reconhecimento destes profissionais tratam-se de questões políticas. 
Cabe a todos nós tecnólogos votar consciente, votar em políticos que realmente tenham compromisso com os problemas da população e que estejam dispostos a nos ajudar com a tão esperada regulamentação da nossa profissão em todos os âmbitos de atuação. Nossa importância e capacidade já foram provadas, mas ainda faltam diretrizes que precisam ser estabelecidas através de uma lei que garanta as atribuições e competências dos tecnólogos em todas as suas específicas áreas de atuação.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Símbolo Internacional das Radiações Ionizantes


                               
Símbolo Antigo - TRIFÓLIO















O símbolo de advertência das radiações (trifólio) foi concebido na Universidade da Califórnia, no laboratório de radiação em Berkeley durante o ano de 1946 por um pequeno grupo de pessoas.
No início dos anos 50 foram feitas modificações no desenho original, como, por exemplo, a adição de setas retas ou ondulantes entre ou dentro das hélices propulsoras. No meio dessa década, uma norma ANSI e regulamentações federais finalizaram a versão atual.

Novo Símbolo - AIEA - Agência Internacional de Energia Atômica



O novo símbolo das radiações ionizantes foi lançado em 2007 pela Agência Internacional de Energia Atômica - AIEA da Organização das Nações Unidas (ONU). Foi elaborado com o intuito de diminuir as exposições acidentais às fontes radioativas. 
Elaborado com a contribuição da ISO (Organização Internacional de Normatização), o novo símbolo (ISO   21482) foi constituído como uma advertência complementar.




                            
Fonte: CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear (com adaptações).















quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Biomédicos na Radiologia

Segundo a Lei nº. 7.394, de 29 de outubro de 1985, os profissionais aptos para atuar no âmbito das técnicas radiológicas são os Tecnólogos e Técnicos em Radiologia, esta lei garante a legalidade do exercício desses profissionais.
A Lei nº. 7.364/85 já está em vigor há 25 anos, o Conter - Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia coíbe a atuação de profissionais que não sejam registrados nos conselhos regionais e que não tenham formação específica e adequada para atuar no setor das técnicas radiológicas.
Os biomédicos não podem atuar na Radiologia por não terem formação acadêmica específica e por não terem o conhecimento aprofundado e fundamental de proteção radiológica.
Os profissionais biomédicos adentraram na área baseando-se numa lei que determina suas atribuições e em resoluções que são homologadas com o objetivo de tentar normatizar e condicionar esses profissionais para atuarem nas técnicas radiológicas.
É necessário que a Lei nº. 7.394/85 seja cumprida. Não se pode ignorar ou descumprir uma lei que está devidamente estabelecida e regulamentada.

domingo, 5 de setembro de 2010

RMN Aberta e RMN Fechada

Planta de Posicionamento Magneto Aberto - RMN Aberta:




Planta de Posicionamento Magneto Fechado - RMN Fechada:



Planejamento Físico e Equipamentos em Instalações de Ressonância Magnética Nuclear

Tipos de equipamentos:

RMN Aberta - Campo magnético varia de 0,2 a 0,5 Tesla.
RMN Fechada - Campo magnético variando entre 0,8 a 3,5 Tesla.

Vantagens e Desvantagens da RMN Aberta:

Vantagens:

- Evita a fobia do paciente.
- A blindagem da gaiola de Faraday é menor.

Desvantagens:

- Tempo de execução do exame é maior.
- Alguns tipos de exame não podem ser feitos na ressonância magnética aberta.

Vantagens e Desvantagens da RMN Fechada:

Vantagens:

- Tempo de execução do exame é menor.
- Pode ser feito qualquer tipo de exame.

Desvantagem:

- Não pode ser construída perto de vias públicas devido à trepidação.


Há 3 tipos básicos de magnetos que são usados em Ressonância Magnética Nuclear:

Magnetos Resistivos - Consistem em muitas voltas de fios enrolados ao redor de um cilindro por onde passa uma corrente elétrica. Isso gera um campo magnético. Se a eletricidade  for desligada o campo magnético também desliga.
Esses campos magnéticos são mais baratos de construir do que um construído em magneto supercondutor, mas requerem grandes quantidades de eletricidade para operar devido à resistência natural do fio. Para se fazer esse tipo de magneto operar acima do nível de 0,3 T (Tesla) seria extremamente caro.

Magnetos Permanentes - Seu campo magnético está sempre presente e com força total, o que significa que não gasta nada para manter o campo magnético. A principal desvantagem é que são pesados demais, pesam muitas toneladas no nível de 0,4 T (Tesla). Um campo mais forte precisaria de um magneto tão pesado que seria difícil construí-lo. E embora esse tipo de magneto esteja ficando cada vez menor, ainda está limitados a campos com pouca intensidade.

Magnetos Supercondutivos - São os mais utilizados, são um pouco semelhantes aos magnetos resistivos, eles são feitos de enrolamentos de fios pelos quais passa uma corrente elétrica que cria o campo magnético. A diferença importante é que continuamente banhado em Hélio (He) líquido a uma temperatura de - 233,5 °C.
Esse frio quase inimaginável faz com que a resistência do fio caia a zero, reduzindo dramaticamente a necessidade elétrica do sistema e tornando muito mais econômica sua operação. Os sistemas de supercondutores ainda são muito caros, mas podem facilmente gerar campos que vão de 0,5 a 3,0 Tesla, gerando imagens de qualidade muito melhor.

Os magnetos fazem com que os equipamentos de ressonância magnética sejam pesados, mas eles ficam mais leves cada nova geração e cada vez mais largos a sua abertura para entrada de pacientes. E isso é importantíssimo para pacientes claustrofóbicos. Cada vez mais esses aparelhos vão se adaptando às necessidades dos pacientes.

Vantagens e desvantagens da utilização de equipamentos de Ressonância Magnética Nuclear:

Vantagens:

Ideal para exames de :
Diagnóstico de esclerose múltipla, tumores, infecções no cerebelo, medula espinhal ou articulações, visualizar ligamentos rompidos no punho, joelho e tornozelo, visualizar lesões, diagnóstico de tendinites, avaliação de massas nos tecidos macios do corpo, avaliações de tumores ósseos, cistos e hérnias de discos intervertebrais e diagnósticos de acidentes vasculares cerebrais em seus estágios iniciais. Essas são algumas de muitas razões  pelas quais um exame de ressonância deve ser realizado.
O fato dos aparelhos de ressonância não emitirem radiação ionizante, assim, como os meios de contraste terem uma incidência de efeitos colaterais muito pequena.
Outra grande vantagem é a capacidade de geração de imagens em qualquer plano, imagens nos planos axial, sagital e coronal.

Desvantagens:

- Há pessoas que não podem fazer esse exame por questões de segurança (ex.: pessoas com marca-passo) e pessoas que são grandes demais para entrarem no Gantry;

- O número de pessoas com claustrofobia é muito grande;

- Durante o exame o equipamento faz muito barulho, sons de batidas contínuas e rápidas;

- Os pacientes devem ficar completamente imóveis durante longos períodos de tempo;

- Equipamentos ortopédicos (pinos, placas, articulações) na área do examinada podem causar grandes distorções nas imagens;

- Os equipamentos de ressonância magnética são extremamente caros, e isso, torna os exames caros.

Preparativos para Instalação de uma Ressonância Magnética Nuclear:

Incluem a realização de uma rede elétrica, rede DICOM para transferências de informações digitais, instalação de quadro de força, interruptores, aterramento principal, sinalização e interruptores de corrente de fuga.

Blindagem de Radiofrequência:

Gaiola de Faraday - Uma gaiola de Faraday é uma blindagem elétrica, ou seja, uma superfície condutora que envolve uma dada região do espaço e que pode em certas situações impedir a entrada de perturbações produzidas por campos elétricos e/ou eletromagnéticos externos, cujos comprimentos de onda sejam superiores ao tamanho da malha.
Uma blindagem de radiofrequência é necessária para a sala de exames. Esta blindagem protege o ambiente de radiofrequência e reciprocamente protege o sistema de ressonância magnética de interferência externa.

Advertências Exigidas com Campo Magnético a Zona de Controle:

- Limite para pessoas com marca-passo cardíaco ou bomba de insulina;

- Se a densidade de fluxo magnético em uma determinada área exceder a 0,5 mT, é necessário exigir áreas de advertência e restringir o acesso conforme regulamentação;

- Distância dos armários de eletrônica nas sala técnica para o Gantry na sala de exames é no mínimo de 1,5 m;

Inspeção Local:

- O local de instalação será inspecionado pela empresa fornecedora do equipamento, sem esta inspeção nenhum de seus representantes pode assegurar a conveniência do local;

- Esta inspeção é exclusivamente preocupada com a medição da interferência magnética, interferência de radiofrequência e vibrações no edifício;

- Verificação da passagem de cabos elétricos de alta ou baixa tensão que deverão ser desviados da área da ressonância magnética;

- Na área acima ou abaixo da cabine não poderá haver movimentação de massas ferrosas, macas e mobiliários, cadeiras de ferro com rodízio, passagem ou estacionamento de veículos;

- O piso deverá ser perfeitamente nivelado.







quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Normas CNEN

As técnicas radiológicas no Brasil são submetidas e controladas por normas e documentos de orientação. Essas normas estabelecem requisitos para instalações, equipamentos, transporte de materiais radioativos e proteção radiológica.

Normas da Comissão Nacional de Energia Nuclear:

NE - 3.01 Diretrizes Básicas de Radioproteção - Estabelece as diretrizes básicas de radioproteção para pessoas físicas ou jurídicas envolvidas na produção de radiação ionizante e os limites, princípios, obrigações e controles para prevenir possíveis danos causados ao homem e ao meio ambiente.

NE - 3.02 Serviços de Radioproteção - Estabelece requisitos para a implantação e funcionamento de serviços de radioproteção. A direção da instalação radioativa autoriza o órgão prestador do serviço realizar e controlar as ações que visam estabelecer as condutas de radioproteção, baseadas nas normas, de modo a manter a segurança no uso das radiações.

NE - 3.03 Certificação da Qualificação de Supervisores de Radioproteção - Estabelece os requisitos para qualificação de supervisores de radioproteção. Esta norma aplica-se à pessoas físicas que desejarem se qualificar como supervisores de radioproteção em instalações radioativas.

NE - 3.05 Requisitos de Radioproteção e Segurança para Serviços de Medicina Nuclear - Tem o objetivo de estabelecer os requisitos de radioproteção e segurança para os serviços de Medicina Nuclear. Esta norma aplica-se às atividades relativas ao uso de radiofármacos para fins diagnósticos e terapêuticos "in vivo" no campo da Medicina Nuclear.

NE - 3.06 Requisitos de Radioproteção e Segurança para Serviços de Radioterapia - Esta norma estabelece requisitos de radioproteção e segurança de pessoas e meio ambiente quando as radiações ionizantes são utilizadas para para terapia, especialmente para fontes seladas.

NE - 5.01 Transporte de Materiais Radioativos - Estabelece os requisitos de radioproteção e segurança para transporte de materiais radioativos.

NE - 6.02 Licenciamento de Instalações Radioativas - Estabelece os procedimentos relativos ao licenciamento e autorização para o funcionamento de instalações radioativas em todo território nacional.