sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

A irradiação de células sanguíneas

Uma das formas de aplicação da radiação na medicina é a irradiação do sangue com raios gama. Esse método é usado no sangue a ser ministrado em pacientes que tem deficiência imunológica. Entre outras coisas, o tratamento com a radiação diminui a quantidade de linfócitos T (células de defesa) no sangue doado, o que reduz em muito no paciente o risco de rejeição do órgão ou do tecido transplantados.

Foto ilustrativa bolsa de sangue. 

A irradiação por radiação gama é capaz de assegurar a qualidade do sangue usado nas transfusões para pessoas imunodeficientes, que podem apresentar incompatibilidade com as células de defesa imunológica do doador. A irradiação é feita com equipamentos irradiadores específicos para emitir raios gama a partir de uma fonte de Césio-137. 
O método de irradiação é necessário para evitar uma possível reação rara, mas fatal, conhecida como doença enxerto-versus-hospedeiro associada à transfusão de sangue, que ocorre em pacientes com deficiência imunológica, como é o caso de pessoas que receberam transplantes ou tem algum tipo de leucemia. 





Fonte: Revista Ciência Hoje (com adaptações).