Os meios de contraste em RM agem reduzindo os tempos de relaxação longitudinal e transversal dos núcleos de hidrogênios excitados.
O encurtamento no tempo de relaxação longitudinal intensifica os sinais dos tecidos na ponderação T1, proporcionando "hiperintensidade" ao tecido onde esteja concentrado. Já os meios de contraste que interferem no encurtamento dos tempos de relaxação transversal produzem uma redução de sinal dos tecidos na ponderação T2. As imagens em T2 irão apresentar "hipointensidade" de sinais dos tecidos
Os meios de contraste à base de Gadolínio produzem contraste por T1, este metal é uma substância paramagnética que tem a capacidade de alterar o campo magnético local. Os meios de contraste que são compostos por óxido de ferro produzem contraste por T2, os óxidos de ferrosos são substâncias superparamagnéticas que produzem grandes alterações do campo magnético local, os meios de contraste à base de óxido de ferro são pouco utilizados no Brasil.
Características do Gadolínio:
O gadolínio é um metal pesado altamente tóxico para o organismo humano, sua administração como meio de contraste é possível pela agregação de substâncias que evitam a fixação orgânica desses metais.
O gadolínio é eliminado principalmente pelas vias excretoras renais, as substâncias de agregação ao gadolínio são chamadas de "quelados".
O ácido dietileno triaminopentacético - DTPA é um dos tipos de "quelados" mais comuns em ressonância magnéitca, a fixação do quelado ao gadolínio forma o GD-DTPA (gadopentetato).
O Gadopentetato é um meio de contraste por T1, hidrossolúvel, baixa toxicidade, sua administração via endovenosa e apresentam baixas osmolalidade e viscosidade.
Efeitos Adversos do Gadopentetato (GD-DTPA):
Podem apresentar efeitos adversos como:
Náusea, vômito, alteração no paladar, sudorese, calor, rubor e ansiedade.
Dosagem:
Efeitos Adversos do Gadopentetato (GD-DTPA):
Podem apresentar efeitos adversos como:
Náusea, vômito, alteração no paladar, sudorese, calor, rubor e ansiedade.
Dosagem:
A dose recomendada para grande parte dos exames é de 0,1 mol/kg de peso (volume 0,2 ml/kg), podendo ser dobrada para exames de angiorressonância.
A dose letal em ressonância obtida em estudos com ratos é de 10 mmol/kg.
Farmacocinética
Os meios de contraste à base de gadolínio são eliminados em maior parte através da filtração glomerular. Em 24 horas 95% será eliminado pela urina e 5 % pelas fezes.
Pacientes que sofrem de insuficiência renal a farmacocinética do meio de contraste é alterada.
Contra-indicações ao Uso dos Meios de Contraste Compostos por Gadolínio:
Pacientes com insuficiência renal grave;
Pacientes submetidos a transplante hepático;
Hipersensibilidade ao meio de contraste.
Fonte: Técnicas em Ressonância Magnética Nuclear (com adaptações).
Nenhum comentário:
Postar um comentário