terça-feira, 14 de agosto de 2012

Os Equipamentos de SPECT/CT

São equipamentos especiais que reúnem uma câmara de cintilação em conjunto com um sistema de tomografia para aquisição de imagens planas e tomográficas. Através desses equipamentos utilizados em Medicina Nuclear, são obtidas várias imagens dos órgãos a serem estudados sem a utilização de grandes quantidades de radiação. 
Esses aparelhos realizam estudos da anatomia e fisiologia dos órgãos e sistemas, funcionamento, metabolismo e diagnóstico de patologias. Os exames realizados são conhecidos como cintilografias.
A Gama-Câmara é um equipamento dotado de cristais de iodeto de sódio e tálio "NaI-Tl", que interagem com a radiação emitida pelo paciente, produzindo um efeito fotoelétrico, que é amplificado por válvulas fotomultiplicadoras.
Os sinais produzidos após a interação são transformados em pulsos elétricos que são processados por sistemas especiais de computador e convertidos em imagens, que então, são avaliadas pelo médico.

Gama-câmara com seus componentes e o processo de formação da imagem digital.


Equipamento de SPECT/CT.


As gama-câmaras produzem imagens em duas dimensões. Estas imagens, ou cintilografias, permitem caracterizar a função de um determinado órgão ou processo metabólico, de acordo com a distribuição do radiofármaco nos tecidos. Por serem imagens bidimensionais, estas imagens são comumente chamadas de planas ou planares, pode-se obter também imagens tridimensionais.

Imagens de um exame de cintilografia de perfusão do miocárdio.

Cintilografia cerebral.


As Substâncias Cintiladoras:

São substâncias que emitem luz visível ou ultravioleta ao serem estimuladas por ionização causada pela radiação. Geralmente são substâncias sólidas, cristalinas e líquidas. Isto aumenta significativamente a interação da radiação, aumentado a eficiência da detecção. 
Cintiladores líquidos: Utilizados em laboratório, geralmente são utilizadas soluções de tolueno.
Cintiladores sólidos: Iodeto de sódio e tálio, iodeto de césio e tálio, BGO "óxido de germânio e bismuto", GSO "oxi-ortosilicato de gadolíneo", LSO "oxi-ortosilicato de lutécio".

O Processo de Detecção da Radiação:

A detecção da radiação acontece pela ação do cristal cintilador em conjunto com as válvulas fotomultiplicadoras, juntos são capazes de medir altas taxas de contagem. Estes detectores são considerados os mais eficientes na captação da radiação gama, além de possibilitar a medida das partículas alfa e beta.
Materiais cintiladores podem absorver a energia cedida pelas radiações ionizantes e convertê-la em luz.

Interação da radiação com os cristais cintiladores na gama-câmara.



Válvula fotomultiplicadora e seus componentes.


Após a interação de um fóton gama com o detector, uma cintilação é gerada e processada pelo sistema eletrônico, gerando uma saída digital que será armazenada juntamente com sua posição na memória do computador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário