A Radiologia Digital é a área de diagnóstico médico que emprega sistemas computacionais para a aquisição, transferência, armazenamento e tratamento das imagens digitais adquiridas. A partir de modernos sistemas computacionais desenvolvidos em plataformas apropriadas de tratamento gráfico tornou-se possível uma gama de aplicações que vão desde, uma simples medida linear, até um complexo modelo de apresentação tridimensional (3D).
Os mecanismos de comunicação, transferência de arquivos e armazenamento de informações, possibilitou ainda o estabelecimento do trabalho em rede onde, equipamentos conectados entre si, passaram a trocar informações do paciente, de exames, de protocolos e, também, passaram a fazer o armazenamento de imagens e documentação radiográfica em impressoras a laser.
Redes nos Centros de Radiologia:
Os centros de diagnóstico por imagem possuem diversos equipamentos de imagem, processadoras, work-stations e computadores pessoais que ligados em rede formam o sistema de informações das imagens radiológicas digitais.
As imagens existentes em diferentes postos no serviço de radiologia podem ser transferidas utilizando-se o protocolo DICOM de imagens que foi criado pelo Colégio Americano de Radiologia.
DICOM - "Digital Imaging Communications in Medicine" ou Comunicação de Imagens Digitais em Medicina, é um conjunto de normas para o tratamento, armazenamento e transmissão de imagens médicas em sistema eletrônico, constituindo um protocolo.
Foi criado com a finalidade de padronizar a formatação das imagens diagnósticas em Tomografia, Ressonância Magnética, Radiografias Digitais e Ultrassonografia.
O padrão DICOM é uma série de regras permite que imagens médicas sejam trocadas entre equipamentos de diagnóstico por imagem, computadores e hospitais.
PACS (Picture Archiving and Communications Sistems):
O PACS é um sistema de gerenciamento, arquivo e técnicas de transmissão de imagens digitais entre o serviço de diagnóstico por imagem e as diversas unidades hospitalares e na comunicação à distância junto à clínicas ou a unidades de computadores pessoais.
O PACS traz novas perspectivas no manuseio das imagens radiológicas e apresenta os seguintes interesses:
- As imagens são disponibilizadas em computadores, eliminando os gastos com filmes radiológicos;
- As imagens podem ser rapidamente transmitidas para estações distantes como clínicas particulares ou hospitais;
- As imagens podem ser armazenadas ou arquivadas para posterior tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário