segunda-feira, 18 de abril de 2011

Métodos de Redução da Exposição às Radiações Ionizantes

Os métodos a seguir devem ser adotados visando à redução da exposição as radiações ionizantes:

- Tempo;
- Blindagem;
- Distância.

Tempo - A dose acumulada por pessoa que trabalha numa área exposta a uma certa taxa de dose é diretamente proporcional ao tempo em que ela permanece na área. A redução do tempo de exposição ao mínimo necessário, para uma determinada técnica radiológica, é a maneira mais prática para se reduzir a exposição da radiação ionizante.

Blindagem - As pessoas que trabalham com fontes ou geradores de radiação devem dispor de procedimentos técnicos bem elaborados de modo que o objetivo da tarefa seja concretizado e sua segurança esteja garantida contra exposições desnecessárias ou acidentais. Nesses procedimentos, os fatores tempo e distância em relação às fontes estão implícitos na habilidade e destreza de um profissional bem treinado para a tarefa. Por não apresentar hesitações durante sua execução, sua duração é mínima; por dominar todos os elementos do processo, não comete enganos, se posiciona no lugar adequado e com a postura correta.
Entretanto, em certas situações, principalmente quando se opera com fontes intensas ou níveis elevados de radiação, além de colimadores, aventais, labirintos e outros artefatos, é necessário um outro fator de segurança que é a blindagem.
A escolha do material de blindagem depende do tipo da radiação, atividade da fonte e da taxa de dose que é aceitável fora do material de blindagem.
É qualquer anteparo colocado entre o feixe e o indivíduo. A blindagem serve para atenuar o feixe de radiação. Ex.: Aventais de chumbo, biombos de chumbo, paredes baritadas das salas dos equipamentos de radiodiagnóstico e radioterapia.

Distância - A intensidade da radiação ionizante decai com o inverso do quadrado da distância. Isto significa que quanto mais afastado você estiver de uma fonte de radiação menos irradiado você será.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário