sexta-feira, 16 de abril de 2010

Símbolo Oficial dos Profissionais das Técnicas Radiológicas


O símbolo heráldico (brasão) é constituído da seguinte forma: um círculo menor, na cor amarela, contendo na parte interna um trifólio representando a presença de radiação ionizante, tendo ao centro um bastão entrelaçado por uma serpente, envolvidos pela representação espacial de um átomo, tendo esse conjunto circundado por uma roda dentada e por outro círculo, também na cor amarela, contendo em sua parte inferior a data de 1985, ano da regulamentação da profissão.
As cores e as dimensões do trifólio seguem os padrões estabelecidos pela N.E. 301 - CNEN.


Juramento dos profissionais:

" A grandeza de nossa profissão se revela quando contribuímos para melhorar a qualidade dos seres vivos.
Por acreditar nesse processo, que prometemos honrar a Radiologia exercendo nosso ofício com sabedoria e dignidade.
Procuramos nos dedicar permanentemente ao aperfeiçoamento de nossos conhecimentos técnicos e científicos, auxiliando na promoção do bem estar da humanidade e seguindo com confiança, coragem e coerência nosso ideal que agora se chama profissão.
Prometemos, ainda, jamais esquecer que a vida é a nossa prioridade, sendo merecedora de todo nosso respeito e carinho, sempre nos orientando a partir dos preceitos éticos e legais da nossa profissão.
Esta é a nossa vontade, este é o nosso juramento."
Fonte: Resolução CONTER n.º 12, 2004.

4 comentários:

  1. olá me chamo juarez e sou técnico a pouco tempo e gostaria de perguntar uma coisa a vcs sobre nosso símbolo que intriga muita gente inclusive venho discutindo com outros colegas de trabalho sobre a cor do trifólio que acho eu que seja (magenta ou purpura) e não vermelho como dizem o que vcs tem a dizer estou certo ou errado pois creio eu que o unico trifolio vermelho que é adotado em todo o mundo é nas portas de exames ou qualquer outro lugar que sinalize radiação certo por favor me respondam pois estou cansado de ser chamado de errado sabendo que estou certo fico grato abraços a todos os técnicos e tecnologos desse brasil.

    ResponderExcluir
  2. Então amigo, acho que vc deveria mostrar este site aos seus amigos: http://museunuclear.com/?p=902

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Qual é a cor do trifólio em si? magenta ou purpura?

    ResponderExcluir