sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Órgãos Responsáveis pelo Uso da Energia Nuclear no Brasil e no Mundo

ÓRGÃOS INTERNACIONAIS:

AIEA - Agência Internacional de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo o uso pacífico da energia nuclear e o desencorajamento dos usos para fins militares de armas atômicas.

ICRP - Comissão Internacional de Proteção Radiológica, ICRP, Internacional Comission on Radiation Protection, órgão internacional que determina as normas de segurança e proteção radiológica.

ICRU - Comissão Internacional de Unidades e Medidas Radiológicas, instituição internacional responsável pelo estabelecimento das grandezas e unidades radiológicas.


ÓRGÃOS NACIONAIS:

CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear, órgão responsável pelas diretrizes de planejamento, orientação, supervisão e fiscalização, estabelece normas e regulamentos em radioproteção e licencia, fiscaliza e controla a atividade nuclear no Brasil.

IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, autarquia gerenciada pela CNEN, tendo atuação em vários setores da atividade nuclear entre elas, nas aplicações das radiações e radioisótopos, em reatores nucleares, em materiais e no ciclo do combustível, em radioproteção e dosimetria, cujos resultados vêm proporcionando avanços significativos no domínio das tecnologias, na produção de materiais e na prestação de serviços de valor econômico e estratégico para o país, possibilitando estender benefícios da energia nuclear a segmentos maiores de nossa população.

IRD - Instituto de Radioproteção e Dosimetria, órgão responsável pelas áreas de radioproteção, dosimetria e metrologia, disseminando o conhecimento e a tecnologia para o uso seguro das radiações ionizantes.

CDTN - Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, é uma instituição de pesquisa, desenvolvimento, produção, serviços e ensino com atuação na área nuclear e outras correlatas. Está subordinado à Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN, que é vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

CENA - Centro de Energia Nuclear na Agricultura, é um órgão de integração da Universidade de São Paulo, é um instituto especializado, cuja a finalidade é desenvolver e promover o conhecimento das ciências agronômicas, pecuárias e ambientais, promover o uso das técnicas nucleares através do ensino e pesquisa e também prestar serviços à comunidade nas áreas de sua atuação.

ABENDI - Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, é uma entidade técnico-científica, sem fins lucrativos, de direito privado, com a finalidade de difundir as técnicas de END (Ensaios Não Destrutivos) e Inspeção, através de ações voltadas ao aprimoramento da tecnologia. Promove a implantação e o desenvolvimento da tecnologia nuclear nos procedimentos radiológicos com fins de controle de qualidade e inspeção na área industrial.

 ELETRONUCLEAR - Tem a finalidade de operar e construir as usinas termonucleares do país. Empresa subsidiária da Eletrobrás, utiliza a tecnologia nuclear para a produção de energia elétrica, sendo responsável pela geração de aproximadamente 3% da energia elétrica consumida no Brasil.

Um comentário: