sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Notícia: Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde pretende realizar concurso público em 2011, é uma ótima oportunidade para quem pretende prestar concursos públicos no ano que vem. Além do próprio ministério, serão oferecidas vagas nas autarquias, instituições e órgãos ligados ao Ministério da Saúde.
O concurso do Ministério da Saúde está sendo aguardado com muita ansiedade, há rumores que haverá abertura de várias oportunidades, com inscrições abertas para vários estados brasileiros. As vagas oferecidas pelo Ministério da Saúde serão distribuídas em várias especialidades.
Ainda não há nenhuma informação oficial sobre as inscrições e editais. A abertura para inscrição "Ministério da Saúde 2011" está sendo aguardada para o final do segundo semestre de 2010 e a prova aplicada no início do ano de 2011. Para acompanhar mais informações acessem: www.saude.gov.br

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Rejeitos Radioativos

Rejeitos radioativos são todos os materiais resultantes de atividades humanas, que contenham radionuclídeos em quantidades superiores aos limites de insenção especificados na Norma CNEN-NE-6.02 - Lincenciamento de Instalações Radiativas - e para o qual a reutilização é imprópria ou não-prevista, não podendo ser tratado como lixo comum.
A armazenagem provisória dos rejeitos deve ser feita em lixeira própria, no caso dos sólidos, e em tambores ou recipientes plásticos, para os rejeitos líquidos, ambos devidamente identificados com o símbolo da radioatividade e com a inscrição: "Rejeito radioativo".
O gerenciamento dos rejeitos é definido como: Conjunto de atividades administrativas e técnicas envolvidas na coleta, segregação, manuseio, tratamento, acondicionamento, transporte, armazenamento, controle e deposição dos rejeitos radioativos.
O volume e as concentrações das atividades manipuladas na área das ciências biológicas são baixas, mas nem por isto deixa de ser necessária a gerência de rejeitos radioativos para a proteção dos profissionais e preservação do meio ambiente.
Os rejeitos como luvas, ponteiras de pipetas, papéis de limpeza, papel higiênico, lenços de papel, papel-toalha, materiais de foração de bancadas e leitos são compactáveis e classifcados como rejeito sólido (beta, gama) de baixo nível de radiação (SBN).
Os rejeitos líquidos, como líquidos orgânicos compostos por soluções cintiladoras ou os inorgânicos compostos por soluções tampão e de lavagem, são classificados como rejeito líquido (beta, gama) de baixo nível de radiação (LBN).
Os rejeitos biológicos como cobaias utilizadas nos experimentos recebem a mesma classificação que os rejeitos sólidos. São agrupados separadamente devido à patogenicidade associada aos mesmos, aos cuidados distintos no manuseio e ao tipo de tratamento.






Fonte: Livro - Física e dosimetria das radiações  (com adaptações).

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O Câncer de Mama no Brasil

O Instituto Nacional do Câncer (INCA), divulgou dados que indicam que cerca de 11 mil mulheres morrem de câncer de mama por ano no Brasil, o que representa 2,5% das mortes femininas no país. Espera-se que 500 mil novos casos de câncer sejam detectados em 2010 e 2011, com 49 mil casos relacionados à mama. 
Desde 2005, a política de tratamento de câncer no Brasil colocou como prioridade o controle do câncer de mama. O país vem trabalhando com sucesso neste processo, embora seja descentralizada entre as esferas de governo. Nos últimos 12 meses, o Brasil pagou 1,8 milhões de mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas apenas 50% foram feitas por mulheres de 50 a 69 anos.
Para reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil o INCA, lançou no dia 15/10, sete orientações que destacam prioridades de ação para o controle da doença. Destinado à população em geral e a profissionais e gestores do Sistema Único de Saúde, o documento faz parte das comemorações do Outubro Rosa, mês de mobilização mundial em torno do tema.

As 7 Recomendações do INCA:

1. Toda mulher deve ter amplo acesso à informação com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama;

2. Toda mulher deve ficar alerta para os primeiros sinais e sintomas do câncer de mama e procurar avaliação médica;

3. Toda mulher com nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas deve ter direito a receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias;

4. Toda mulher de 50 a 69 anos deve fazer mamografia a cada dois anos;

5. Todo serviço de mamografia deve participar de programas de qualidade. A qualificação, quando obtida, deve ser exibida em local visível às usuárias;

6. Toda mulher deve saber que o controle de peso corporal e da ingestão de álcool, além da amamentação e da prática de atividades físicas, são formas de prevenir o câncer de mama;

7. A terapia de reposição hormonal, quando indicada na pós-menopausa, deve ser feita sob rigoroso acompanhamento médico, pois aumenta o risco de câncer de mama.



Fonte: INCA - Instituto Nacional do Câncer   (com adaptações).

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

15 de Outubro: Dia do Professor

Hoje é o dia do Professor. Parabéns a todos os professores do Brasil, profissionais essenciais que participam do desenvolvimento do país promovendo a educação, incentivando a disseminação da cultura, do ensino e pesquisa.
Todos os professores da área de Radiologia, sejam tecnólogos e/ou técnicos que atuam em cursos técnicos, faculdades e universidades, merecem o devido reconhecimento e respeito. 
Cabe a nós professores exercer a profissão com dignidade e ética, visando sempre a qualidade e a excelência no ensino, e assim, contribuir para a formação dos futuros profissionais das técnicas radiológicas.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Irradiadores de Grande Porte

Irradiadores são equipamentos portadores de fonte radioativa ou geradores de radiação com dimensões e geometria adequadas para irradiar produtos ou objetos a uma dose desejada.

Fontes Radioativas: A maioria possui fontes emissores de radiação gama e são sempre seladas. 

- Cobalto-60;
- Césio-137;
- Irídio-192; 
- Amerício-241.

Geradores de Radiação:

- Emissores de Elétrons Acelerados;
- Emissores de Raios X.

Irradiadores de Grande Porte:

Aplicações dos Irradiadores:
  • Esterilização: 


Hospitalar: Agulhas e linhas de sutura, paramenta, luvas cirúrgicas, acessórios plásticos para cirurgia, próteses, instrumentação.
Farmacêutico: Frascos, ampolas e cápsulas para remédios, seringas descartáveis.
Laboratorial: Placas de Petri, meios de cultura, frascos de plásticos, etc.

  • Tratamentos de alimentos:

Alimentos "in natura"; quebra de dormência (sementes de gramíneas e hortaliças); retardo de amadurecimento  e senescência (frutas em geral); inibição de brotamento (bulbos, tubérculos, raízes, ex.: cebola, batata, alho); redução microbiana (frutas, legumes, carnes resfriadas); desinfestação (quarentena), ex.: grãos, cereais, frutas, flores, etc.

  • Industrial:

- Esterilização:
Alimentos preparados, imbutidos, etc;
Higiene pessoal (cosméticos, absorventes, fraldas, cotonetes, matéria-prima, etc.

- Inoculantes:
Turfa e terra vegetal.

- Polímeros:
Polimerização de plásticos, embalagens, filmes, fios elétricos, adesivos, etc.



Irradiador Gamma Cell irradiation - executa irradiações com altas taxas de dose de radiação gama de Co-60, utilizado para esterilização de materiais.




Modelo de irradiador com fonte de Cobalto-60.





Fonte: CENA/USP.