domingo, 19 de dezembro de 2010

Boas Festas!

Venho aqui desejar a todos os seguidores, leitores e visitantes do blog um FELIZ NATAL e que 2011 seja um ano de muito sucesso e realizações para todos!
Agradeço a todos pelo apoio nesses 9 meses de existência do blog, ano que vem pretendo trazer mais informações para o compartilhamento do conhecimento em Radiologia e outros assuntos relacionados sobre a nossa profissão.
Que Deus abençoe a todos! E até 2011!!

sábado, 4 de dezembro de 2010

A Morte Celular Radioinduzida

Basicamente, a radiação pode levar as células à morte de duas maneiras: morte clonogênica e apoptose.

A morte clonogênica ou falência reprodutiva caracteriza-se pela perda da capacidade de divisão celular, isto é, a célula fica estéril, porém morfologicamente íntegra.

A apoptose é um mecanismo de morte celular ativo, que ocorre em situações fisiológicas em oposição a mitose.    
Células que são suscetíveis à apoptose podem morrer por necrose, dependendo da dose de radiação.



sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Classificação dos Efeitos Biológicos das Radiações

Efeitos Genéticos ou Hereditários - Efeitos genéticos ou hereditários surgem somente nos descendentes das pessoas irradiadas como resultados de danos por radiações em células dos órgãos reprodutores.

Efeitos Somáticos - São aqueles que afetam diretamente o indivíduo exposto à radiação e não são transmitidos a gerações futuras.

Efeitos Determinísticos - Efeitos para os quais existe um limiar de dose absorvida necessário para sua ocorrência e cuja gravidade aumenta com o aumento da dose.

Efeitos Estocásticos - Efeitos para os quais não existem um limiar de dose para sua ocorrência e cuja probabilidade de ocorrência é uma função da dose. A gravidade desses efeitos é independente da dose.