Tipos de equipamentos:
RMN Aberta - Campo magnético varia de 0,2 a 0,5 Tesla.
RMN Fechada - Campo magnético variando entre 0,8 a 3,5 Tesla.
Vantagens e Desvantagens da RMN Aberta:
Vantagens:
- Evita a fobia do paciente.
- A blindagem da gaiola de Faraday é menor.
Desvantagens:
- Tempo de execução do exame é maior.
- Alguns tipos de exame não podem ser feitos na ressonância magnética aberta.
Vantagens e Desvantagens da RMN Fechada:
Vantagens:
- Tempo de execução do exame é menor.
- Pode ser feito qualquer tipo de exame.
Desvantagem:
- Não pode ser construída perto de vias públicas devido à trepidação.
Há 3 tipos básicos de magnetos que são usados em Ressonância Magnética Nuclear:
Magnetos Resistivos - Consistem em muitas voltas de fios enrolados ao redor de um cilindro por onde passa uma corrente elétrica. Isso gera um campo magnético. Se a eletricidade for desligada o campo magnético também desliga.
Esses campos magnéticos são mais baratos de construir do que um construído em magneto supercondutor, mas requerem grandes quantidades de eletricidade para operar devido à resistência natural do fio. Para se fazer esse tipo de magneto operar acima do nível de 0,3 T (Tesla) seria extremamente caro.
Magnetos Permanentes - Seu campo magnético está sempre presente e com força total, o que significa que não gasta nada para manter o campo magnético. A principal desvantagem é que são pesados demais, pesam muitas toneladas no nível de 0,4 T (Tesla). Um campo mais forte precisaria de um magneto tão pesado que seria difícil construí-lo. E embora esse tipo de magneto esteja ficando cada vez menor, ainda está limitados a campos com pouca intensidade.
Magnetos Supercondutivos - São os mais utilizados, são um pouco semelhantes aos magnetos resistivos, eles são feitos de enrolamentos de fios pelos quais passa uma corrente elétrica que cria o campo magnético. A diferença importante é que continuamente banhado em Hélio (He) líquido a uma temperatura de - 233,5 °C.
Esse frio quase inimaginável faz com que a resistência do fio caia a zero, reduzindo dramaticamente a necessidade elétrica do sistema e tornando muito mais econômica sua operação. Os sistemas de supercondutores ainda são muito caros, mas podem facilmente gerar campos que vão de 0,5 a 3,0 Tesla, gerando imagens de qualidade muito melhor.
Os magnetos fazem com que os equipamentos de ressonância magnética sejam pesados, mas eles ficam mais leves cada nova geração e cada vez mais largos a sua abertura para entrada de pacientes. E isso é importantíssimo para pacientes claustrofóbicos. Cada vez mais esses aparelhos vão se adaptando às necessidades dos pacientes.
Vantagens e desvantagens da utilização de equipamentos de Ressonância Magnética Nuclear:
Vantagens:
Ideal para exames de :
Diagnóstico de esclerose múltipla, tumores, infecções no cerebelo, medula espinhal ou articulações, visualizar ligamentos rompidos no punho, joelho e tornozelo, visualizar lesões, diagnóstico de tendinites, avaliação de massas nos tecidos macios do corpo, avaliações de tumores ósseos, cistos e hérnias de discos intervertebrais e diagnósticos de acidentes vasculares cerebrais em seus estágios iniciais. Essas são algumas de muitas razões pelas quais um exame de ressonância deve ser realizado.
O fato dos aparelhos de ressonância não emitirem radiação ionizante, assim, como os meios de contraste terem uma incidência de efeitos colaterais muito pequena.
Outra grande vantagem é a capacidade de geração de imagens em qualquer plano, imagens nos planos axial, sagital e coronal.
Desvantagens:
- Há pessoas que não podem fazer esse exame por questões de segurança (ex.: pessoas com marca-passo) e pessoas que são grandes demais para entrarem no Gantry;
- O número de pessoas com claustrofobia é muito grande;
- Durante o exame o equipamento faz muito barulho, sons de batidas contínuas e rápidas;
- Os pacientes devem ficar completamente imóveis durante longos períodos de tempo;
- Equipamentos ortopédicos (pinos, placas, articulações) na área do examinada podem causar grandes distorções nas imagens;
- Os equipamentos de ressonância magnética são extremamente caros, e isso, torna os exames caros.
Preparativos para Instalação de uma Ressonância Magnética Nuclear:
Incluem a realização de uma rede elétrica, rede DICOM para transferências de informações digitais, instalação de quadro de força, interruptores, aterramento principal, sinalização e interruptores de corrente de fuga.
Blindagem de Radiofrequência:
Gaiola de Faraday - Uma gaiola de Faraday é uma blindagem elétrica, ou seja, uma superfície condutora que envolve uma dada região do espaço e que pode em certas situações impedir a entrada de perturbações produzidas por campos elétricos e/ou eletromagnéticos externos, cujos comprimentos de onda sejam superiores ao tamanho da malha.
Uma blindagem de radiofrequência é necessária para a sala de exames. Esta blindagem protege o ambiente de radiofrequência e reciprocamente protege o sistema de ressonância magnética de interferência externa.
Advertências Exigidas com Campo Magnético a Zona de Controle:
- Limite para pessoas com marca-passo cardíaco ou bomba de insulina;
- Se a densidade de fluxo magnético em uma determinada área exceder a 0,5 mT, é necessário exigir áreas de advertência e restringir o acesso conforme regulamentação;
- Distância dos armários de eletrônica nas sala técnica para o Gantry na sala de exames é no mínimo de 1,5 m;
Inspeção Local:
- O local de instalação será inspecionado pela empresa fornecedora do equipamento, sem esta inspeção nenhum de seus representantes pode assegurar a conveniência do local;
- Esta inspeção é exclusivamente preocupada com a medição da interferência magnética, interferência de radiofrequência e vibrações no edifício;
- Verificação da passagem de cabos elétricos de alta ou baixa tensão que deverão ser desviados da área da ressonância magnética;
- Na área acima ou abaixo da cabine não poderá haver movimentação de massas ferrosas, macas e mobiliários, cadeiras de ferro com rodízio, passagem ou estacionamento de veículos;
- O piso deverá ser perfeitamente nivelado.