domingo, 15 de julho de 2012

A Energia Nuclear pelo Mundo

Mapas demonstrando o panorama da energia nuclear em todo o planeta:




O uso da energia nuclear tem maior concentração nos países da América do Norte, Europa e Ásia. O programa nuclear brasileiro é muito pequeno se comparado aos demais países.


Usinas Nucleares no Mundo:


O Brasil possui duas usinas nucleares em operação, "Angra 1 e Angra 2", situadas no município de Angra dos Reis - Rio de Janeiro. E terá a 3ª usina "Angra 3", que está em construção e será inaugurada em 2015.
Atualmente existe um Projeto de Lei tramitando em Brasília do senador Cristovam Buarque que pretende suspender a construção de novas usinas termonucleares em todo território nacional pelo prazo de 30 anos.
Este projeto choca-se contra os planos do governo federal, que prevêem a construção de mais 4 usinas nucleares até 2030.

Usinas de Angra 1 e Angra 2.

Angra 3 em construção.


Mapa das atividades de enriquecimento de urânio no mundo:


Os países em cor vermelha fazem parte do grupo sob suspeita do uso de energia nuclear para produção de armamentos. Os países são: Irã, Índia e Coréia do Norte.


Mapa dos países que possuem usinas nucleares, orgivas atômicas e fábricas de enriquecimento de urânio:

Clique na imagem para melhor visualização.


A energia nuclear é aplicada para a produção de energia elétrica, na medicina, na propulsão de submarinos e armamentos nucleares. A construção de orgivas nucleares é o que mais preocupa, a maior concentração de usinas atômicas se encontram nos EUA, Europa Ocidental e no Japão. 

Protestos Contra a Energia Nuclear pelo Mundo:


A energia nuclear passou a ser alvo de protestos devido aos acidentes de Chernobyl em 1986 na Ucrânia, Goiânia em 1987 e Fukushima em 2011 no Japão.


Campanha do Greenpeace contra a energia nuclear.


Ativista protestando.




Manifesto contra a construção da usina nuclear Angra 3.