domingo, 28 de abril de 2013

O uso de scanners nos aeroportos dos EUA é criticado pelo público

A Administração de Segurança dos Transportes (TSA), por decisão judicial emitida há quase dois anos, começou apenas neste ano a solicitar a opinião pública sobre o uso dos scanners (equipamentos de raios X) nos aeroportos americanos para inspeção corporal de segurança nos passageiros. 
Uma pesquisa vem sendo realizada e mais de 500 pessoas já foram ouvidas até agora, a maioria das opiniões é altamente negativa. A pesquisa vai até o dia 24 de junho.
Foi exigido por uma lei federal que agência de segurança buscasse a opinião pública antes de usar os scanners como triagem principal nos pontos de controle dos aeroportos. 
Em 2010, o Centro de Informação sobre a Privacidade Eletrônica, um grupo de defesa, entrou com um recurso para bloquear o uso de scanners corporais, argumentando que as máquinas violavam os direitos constitucionais dos passageiros. O Tribunal de Recursos dos EUA para a Comarca do Distrito de Colúmbia, em uma decisão judicial em 2011, não considerou legal a tecnologia dos pontos de controle, mas ordenou a TSA "agir imediatamente na busca da opinião pública, observando a privacidade, a segurança e a eficiência" dos scanners corporais.

Aparelho de scanner corporal no aeroporto internacional de Los Angeles. 



Imagens captadas por um scanner corporal. 



Fonte: The New York Times (com adaptações). 



quarta-feira, 17 de abril de 2013

A Espectroscopia Cerebral por Ressonância Magnética

É uma técnica que avalia a concentração de importantes marcadores neurológicos, este exame realiza o mapeamento das concentrações dos metabólitos cerebrais. Permite a medida quantitativa dos hidrogênios ligados às moléculas dessas substâncias. Os tipos de metabólitos pesquisados são: o N-acetil aspartato, a colina, o mioinositol, a colina, o lactato, o glutamato e a cretinina que são substâncias fundamentais para as funções fisiológicas do sistema nervoso central.
A espectroscopia por RM apresenta os seus resultados em um gráfico que mostra a distribuição dos sinais de hidrogênios ligados às moléculas dos metabólitos cerebrais.
Exame que é aplicado na busca do diagnóstico de patologias como o mal de Alzheimer, a esclerose múltipla, a Aids e tumores que alteram as concentrações dessas substâncias no tecido nervoso.


Análise de espectroscopia por RM. 


Seleção da área de interesse para o estudo. 



Gráfico, mapeamento das concentrações dos metabólitos. 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Câmara dos Deputados aprova a regulamentação dos tecnólogos

Este fato representa o primeiro grande avanço na luta dos tecnólogos pelo reconhecimento oficial de suas atribuições e competências no mercado de trabalho, um grande passo para que todos os direitos relacionados à esta classe profissional sejam garantidos por uma lei específica. 
O PL nº. 2.245/2007, que regulamenta a profissão de tecnólogo em todas as áreas, foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. A profissão de Tecnólogo em Radiologia, brevemente será regulamentada pelo PL nº. 3.661/2012. 
A matéria está indo para votação no Senado, cabe agora a nós tecnólogos unirmos e buscarmos a aprovação imediata dos senadores, através de abaixo-assinados ou no apelo por e-mails para cada um dos parlamentares para que esta pauta seja concluída com sucesso em Brasília.

Acompanhe na íntegra o PL nº. 3.661/2012: 

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=540959