sexta-feira, 22 de abril de 2011

Geradores de Tecnécio (Tc-99m)

Os geradores de Tecnécio (Tc-99m) consistem em recipientes com pequenas esferas de alumina sobre as quais o Molibdênio (Mo-99), produzido em um reator nuclear, liga-se firmemente.
O tecnécio 99 metaestável (Tc-99m) é um radioisótopo emissor de radiação gama com meia-vida de 6 horas, é um produto do decaimento do molibdênio 99 que possui uma meia-vida de 66 horas.
Os radioisótopos usados em Medicina Nuclear no Brasil são, em grande parte, produzidos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), com sede em São Paulo.


Decaimento radioativo e transmutação do molibdênio-99 para o tecnécio-99m.



Gerador de Tecnécio produzido pelo IPEN.


O tecnécio 99 (Tc-99m) é utilizado, para a obtenção de mapeamentos (cintilografia) de diversos órgãos:

- Cintilografia renal, cerebral, hepato-biliar, pulmonar e óssea;

- Diagnóstico de infarto agudo do miocárdio e em estudos do sistema circulatório;

- Cintilografia de placenta.

Atualmente uma crise atinge a produção de molibdênio, matéria-prima para a produção de tecnécio, fármaco radioativo empregado em mais de 80% dos exames em Medicina Nuclear. 
Um problema técnico no reator canadense NRU (National Research University) provocou a crise mundial no fornecimento de molibdênio. O reator é um dos cinco produtores de grandes quantidades de molibdênio, neste reator são produzidos 30% a 40 % dos radioisótopos para uso médico no mundo e aproximadamente 50% para a América do Norte.

4 comentários: