quarta-feira, 8 de junho de 2011

Os Artefatos de Imagem na Tomografia Computadorizada

Alguns artefatos que podem ocorrer na formação das imagens tomográficas:

- Artefatos de Anel (Rings artifacts): 

Os artefatos na imagem que se apresentam em forma de anel, está inicialmente relacionado com problemas de funcionamento nos detectores do equipamento.



- Materiais de Alta Densidade (Strike): 

Objetos metálicos, implantes de materiais de alta densidade, como as obturações dentárias, projéteis arma de fogo, entre outros, produzem artefatos lineares de alta densidade.


Figura mostra artefato causado por projétil de arma de fogo, produzindo o chamado efeito "raio de sol" no encéfalo.


 - Materiais de Alto Número Atômico: 

Os materiais de alto número atômico tendem a se comportar como os materiais metálicos, e também produzem artefatos tipo "Strike". Os meios de contraste positivos como o Iodo e o Bário em altas concentrações, devem ser evitados ou utilizados com critério.

- Ruído na Imagem: 

O ruído é um artefato que ocorre com aspecto de granulosidade às imagens em função da utilização de feixes de radiação de baixa energia ou, quando o objeto apresenta grandes dimensões, como no caso dos pacientes obesos.

- Artefatos de movimentos do paciente:

Podem ser causados por movimentos voluntários e involuntários no corpo do paciente.

- Artefatos de Volume Parcial:

O efeito de volume parcial ocorre quando estruturas anatômicas não ocupam totalmente a espessura total do corte. Este tipo de artefato acontece quando os voxels são relativamente grandes em relação à estrutura analisada.



9 comentários:

  1. MATERIAL OBJETIVO MAIS POUCO ABRANGENTE NÃO APROFUNDA MUITO NO ASSUNTO GOSTARIA DE SABER ALGUMA SOLUÇÃO PARA OS ARTEFATOS COMO MINIMIZAR O PROBLEMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nos Rings se não for tubo, pode verificar temperatura e umidade da sala. Fazer a calibragem com os phantom.

      Excluir
  2. Excelente!!! Agradeço por essas informações.

    ResponderExcluir
  3. procurem por anéis de Hammer. Podem não ser artefatos

    ResponderExcluir
  4. Se aparecerem alguns anéis concêntricos em relação ao centro de uma imagem tomográfica, este tipo de artefato será atribuído ao oque;


    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela ajuda. Acreditar em engenheiro nem sempre é a melhor opção, eu como profissional sempre desconfio do acreditar 100% em engenheiro. Obrigado pela sua postagem, ajudou muito!

    ResponderExcluir