sábado, 5 de novembro de 2011

Os Irradiadores Industriais

 Os irradiadores industriais são equipamentos portáteis, compostos por acessórios e projetados a permitir a manipulação da fonte radioativa à distância, com segurança, para fins de radiografia industrial e gamagrafia.

Aparelhos de Raios X Industriais:



Procedimento de Radiografia Industrial:





 Acessórios do Equipamento de Raios X:

Cabos de energia - O equipamento é composto por uma mesa de comando e unidade geradora, são ligadas entre si por um cabo de energia. A distância entre a mesa de comando e a unidade geradora deve ser tal que o operador esteja protegido no momento da operação do equipamento.

Painel de controle - Um painel de controle digital é composto por uma série de informações técnicas sobre exposição, distância fonte-filme, kilovoltagem, miliamperagem e tempo de exposição.


IRRADIADORES PARA GAMAGRAFIA


Os irradiadores gama são equipamentos dotados de partes mecânicas que permitem expor a fonte radioativa.  A principal parte do irradiador é a blindagem interna, que permite proteção ao operador a níveis aceitáveis para o trabalho, porém com risco de exposição radiológica se armazenados em locais não adequados ou protegidos.
Um irradiador é formado basicamente por três componentes fundamentais: Uma blindagem, uma fonte radioativa (emissora gama) e um dispositivo para expor a fonte.
A fonte radioativa conta de uma determinada quantidade de um isótopo radioativo. Essa massa de material radioativo é encapsulada e lacrada dentro de um pequeno envoltório metálico denominado "porta-fonte" ou "torpedo" devido a sua forma.

Fontes Radioativas Utilizadas:


- Cobalto-60;
- Irídio-192;
- Túlio-170;
- Césio-137;
- Selênio-75.







Irradiador gama para fontes de Selênio-75.

Procedimento de gamagrafia.

Esses equipamentos não podem ser armazenados em locais quaisquer, mas em casamatas blindadas, no subsolo ou em locais que permitam total controle tanto das radiações como o acesso a estes equipamentos. Em qualquer caso, o equipamento deve estar sob a responsabilidade da empresa proprietária.


Fonte: Apostila de Radiologia Industrial (com adaptações).


Um comentário:

  1. O que são exemplos de fontes radioativas na radiologia industrial, exceto:

    ResponderExcluir