domingo, 28 de abril de 2013

O uso de scanners nos aeroportos dos EUA é criticado pelo público

A Administração de Segurança dos Transportes (TSA), por decisão judicial emitida há quase dois anos, começou apenas neste ano a solicitar a opinião pública sobre o uso dos scanners (equipamentos de raios X) nos aeroportos americanos para inspeção corporal de segurança nos passageiros. 
Uma pesquisa vem sendo realizada e mais de 500 pessoas já foram ouvidas até agora, a maioria das opiniões é altamente negativa. A pesquisa vai até o dia 24 de junho.
Foi exigido por uma lei federal que agência de segurança buscasse a opinião pública antes de usar os scanners como triagem principal nos pontos de controle dos aeroportos. 
Em 2010, o Centro de Informação sobre a Privacidade Eletrônica, um grupo de defesa, entrou com um recurso para bloquear o uso de scanners corporais, argumentando que as máquinas violavam os direitos constitucionais dos passageiros. O Tribunal de Recursos dos EUA para a Comarca do Distrito de Colúmbia, em uma decisão judicial em 2011, não considerou legal a tecnologia dos pontos de controle, mas ordenou a TSA "agir imediatamente na busca da opinião pública, observando a privacidade, a segurança e a eficiência" dos scanners corporais.

Aparelho de scanner corporal no aeroporto internacional de Los Angeles. 



Imagens captadas por um scanner corporal. 



Fonte: The New York Times (com adaptações). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário