terça-feira, 15 de junho de 2010

Datas e Fatos Históricos da Radiologia

A descoberta e aplicações das radiações ionizantes foram marcadas por fatos relevantes ao longo do tempo os quais desafiaram a comunidade científica a investigá-los. As pesquisas e descobertas feitas levaram aos conhecimentos científicos e tecnologias atuais.

Datas e Fatos:

1895 - Wilhelm Konrad Roentgen descobre a existência e a produção da radiação X, quando na Universidade de Wüzburg, Alemanha, ao repetir o experimento de outro cientista, Philipp Lenard, observou que raios catódicos (elétrons), escapando por uma estreita janela de alumínio, de um tubo com vácuo, produziam uma luminescência em sais fluorescentes e um escurecimento em chapas fotográficas.

1896/jan. - Roentgen realizou a primeira radiografia em público na Sociedade de Física Médica de Wüzburg.

1896/mar. - O cientista francês Becquerel constata a atividade radioativa dos sais de Urânio.

1896/abr. - Um relatório médico apresentado no "Medical Record" descreve um caso no qual um carcinoma gástrico teve uma surpreendente resposta quando irradiado com raios X.

1898 - O casal Curie (Pierre e Marie Curie) anunciou, na Academia de Ciências de Paris, a descoberta do rádio. Naquela mesma época, Madame Curie demonstrava que as radiações, descobertas por Becquerel poderiam ser medidas usando técnicas baseadas no efeito da ionização (origem do eletrômetro de Curie).

1900 - Wallace Jonhson e Walter Merril publicaram um artigo descrevendo os resultados positivos obtidos em câncer de pele pela aplicação de raios X.

1920 - Iniciaram-se os estudos relativos à aplicação dos raios X na inspeção de materiais dando origem à radiologia industrial.

1934 - Irene e Fréderic Joliot Curie descobrem a radioatividade em elementos artificiais e acontece um impulso nas aplicações médicas com a obtenção de isótopos radioativos.

1940 (final da década) - Surgiu a idéia de usar a tensão alternada para acelerar partículas carregadas originando, mais tarde, o acelerador de partículas.

1950 (meados da década) - Construído um LINAC (Linear Acelerator) com a finalidade de tratar tumores profundos, pelo Stanford Microwave Laboratory, sendo instalado no Stanford Hospital, localizado em São Francisco - EUA.

1972 - Sir Godfrey Newbold Hounsfield inventou a tomografia computadorizada.


2 comentários:

  1. Olá Abraão, muito legal o seu blog, também tenho um material muito bom sobre Ressonância Magnética, fiz um site só para isso, dê uma olhada www.luisrosseto.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Luis, obrigado pela visita ao blog irei conferir o material no seu site.

    ResponderExcluir