sexta-feira, 17 de junho de 2011

Monitores Individuais de Radiação

Todo profissional ocupacionalmente exposto às radiações deve possuir um monitor individual que deverá ser utilizado durante todo o período de permanência nas instalações radioativas.
A detecção das radiações é baseada na interação química ou física das radiações com a substância sensível do detector.

Os monitores individuais de radiação utilizados são:

Filmes Dosimétricos - Monitores de radiação semelhantes aos filmes utilizados pelos dentistas para radiografias dentárias (tamanho 3x4 cm). Os filmes dosimétricos são compostos por uma base de acetato recoberta em ambos os lados por uma camada gelatinosa sensível (a emulsão fotográfica), contendo cristais de brometo de prata (grãos de AgBr) de dimensões microscópicas. Quando sofre ação da radiação, o filme torna-se enegrecido.
Esses filmes são lidos em um densitômetro calibrado. Este aparelho é realizada a conferência do grau de enegrecimento do filme (densidade ótica) e a dose recebida.





Dosímetros Termoluninescentes (TLD's) - São constituídos de cristais de fluoreto de lítio (LiF) que apresentam o fenômeno da luminescência quando aquecidos após terem sido irradiados. A intensidade da luminescência em função da temperatura é chamada de curva de emissão termoluminescente. Os TLD's, devido às suas reduzidas dimensões, são utilizados em forma de anéis e pulseiras para medir dose nas mãos e dedos. A luz emitida pelos TLD's é proporcional à radiação recebida.




Canetas Dosimétricas - Dosímetro de bolso que é uma pequena câmara de ionização em forma de caneta, utilizada como monitor pessoal para determinar a quantidade total de radiação recebida durante um certo intervalo de tempo.
Geralmente a escala dos dosímetros de bolso vai de 0 a 200 mR (miliroentgens), embora existam dosímetros graduados com valores em R (roentgens). Um monitor como o dosímetro de bolso deve também ser calibrado.


Desenho esquemático de uma caneta dosimétrica.



Caneta dosimétrica (dosímetro de bolso).






2 comentários: