segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A Telerradiologia

A Telemedicina é uma modalidade que apresenta um grande crescimento no Brasil nos últimos anos, aplicando modernas tecnologias de informação tem possibilitado, através do intercâmbio da informação, inúmeras novas abordagens na atividade médica.
Esta modalidade permite que profissionais e estudantes de saúde realizem intercâmbio de conhecimento por meio de tecnologias avançadas de informação e comunicação. Através de videoconferências é possível realizar atividades de pesquisa e educação continuada e também avaliações remotas de exames e casos clínicos. 
No Brasil, esta modalidade está sistematizada pelo Programa de Telessaúde e Redes, coordenado pelo Ministério da Saúde, que utiliza tecnologia para promover teleassistência, teleconsultoria e a teleducação do Sistema Único de Saúde - SUS. 
A Radiologia é uma das especialidades médicas com maior capacidade de beneficiar-se das aplicações da telemedicina. Atividades como o diagnóstico e a segunda opinião médica à distância - telediagnóstico e a teleconsultoria, ou ainda a disponibilização de imagens e resultados de exames através da internet têm se tornado práticas cada vez mais comuns atualmente.
A Telerradiologia traz uma forte tendência à transformação de documentos clínicos, como os resultados de exames, que até hoje existem na forma de filmes impressos e laudos escritos em papel em documentos eletrônicos disponibilizados em redes internas de clínicas, hospitais e na internet por meio das redes PACS e DICOM.

A Telerradiologia: tecnologia revolucionando os métodos de diagnóstico por imagens.

Uma das principais vantagens da Telerradiologia é a possibilidade de vencer distâncias por meio da transmissão de imagens e laudos, levando a opinião do radiologista a locais distantes dos centros, onde uma parcela considerável da população brasileira encontra-se desassistida pela especialidade.

Ilustração do funcionamento e sistematização de um serviço de Telemedicina e seu suporte tecnológico. 


Fonte: Saúde Web - com adaptações. 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post Abrahão, só lembrando a necessidade de um modelo de segurança que garanta preservar as informações dos pacientes.

    Onrad Team
    www.onrad.com.br

    ResponderExcluir