quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Os Raios T

As ondas eletromagnéticas enviadas nas frequências do terahertz são conhecidas como raios T. Elas estão na região do espectro eletromagnético entre os 300 giga-hertz e os 3 tera-hertz e possuem comprimentos de onda muito pequenos que vão de 1000 a 100 micrômetros,  situadas na região espectral entre as faixas de microondas e o infravermelho.

Os raios T na região espectral entre microondas e o infravermelho.

É um tipo de radiação não ionizante ainda muito desconhecida que é capaz de atravessar roupas, papel, cartão, madeira, plástico e cerâmicas. A radiação terahertz apresenta uma capacidade de alcance baixa ao interagir com a matéria, vem sendo estudada a hipótese nos últimos anos de sua aplicação na obtenção de imagens e na detecção e análise de elementos químicos de células biológicas.
As aplicações da radiação terahertz estão limitadas pela dificuldade de se focalizar feixes de raios T, os cientistas já descobriram como controlar esse tipo de emissão e a expectativa é que essa radiação poderá revolucionar as técnicas de diagnóstico por imagem no futuro.
A radiação terahertz ao interagir com a matéria permite, ao mesmo tempo, a análise de materiais quanto à sua estrutura molecular e sua composição química. Na interação os raios T agem como as nossas impressões digitais: "impressão digital da molécula ou do material analisado".
Essa descoberta poderá permitir o estudo do interior das células com alta resolução, detectando possíveis anormalidades e patologias. Outra possível aplicação no futuro será a de utilizar raios T em procedimentos médicos como a endoscopia e na detecção de células cancerosas.



Fonte: Revista CONTER - com adaptações. 

Um comentário:

  1. E quando foi feita a descoberta dos raios T?
    Porque agora foi que eu ouvi falar sobre esses raio.

    ResponderExcluir