sábado, 1 de maio de 2010

Meios de Contraste Iodados

Os meios de contraste iodados são substâncias radiodensas capazes de melhorar a especificidade das imagens obtidas em exames radiológicos, pois permitem a diferenciação de estruturas e patologias vascularizadas das demais.

ASPECTOS GERAIS:

A estrutura básica dos meios de contraste iodados é formada por um anel benzênico ao qual foram agregados átomos de iodo e grupamentos complementares, onde estão ácidos e substitutos orgânicos, que influenciam diretamente na sua toxicidade e excreção.
Na molécula, o grupo ácido (H+) é substituído por um cátion (Na + ou meglumina), dando origem aos meios de contraste ditos "iônicos", ou por aminas portadoras de grupos hidroxilas denominando-se, neste caso, "não iônico".
Todos os meios de contraste iodados utilizados regularmente são hidrofílicos, tem baixa lipossolubilidade, peso molecular inferior que 2000 e pouca afinidade de ligação com proteínas e receptores de membrana. Distribue-se no espaço extracelular, sem ação famacológica significativa.
Os meios de contraste podem ser em apresentações para uso endovenoso, intratecal, oral ou retal.
Os  contrastes iodados não iônicos (baixa osmolalidade) apresentam vantagem em relação à segurança sobre os agentes iônicos, e são de um custo mais elevado. Os contrastes iodados hidrossolúveis não iônicos para uso intratecal são preferíveis aos contrastes de base oleosa (iodenilidato) e agentes não iônicos (metizamina) usados em mielográficos. As vantagens dos agentes não iônicos são a melhor evidenciação de estruturas como: raízes e bainhas nervosas na Tomografia Computadorizada (TC).
A desvantagem dos agentes não iônicos para uso intratecal durante reabsorção pelo sistema nervoso podem provocar alterações nas condições mentais, náuseas, vômitos, e raramente convulsões. Estes efeitos podem ser minimizados pela hidratação do paciente

EFICÁCIA DOS MEIOS DE CONTRASTE:

A eficácia de um meio de contraste depende não apenas das propriedades farmacológicas de sua molécula, mas principalmente de capacidade de atenuação de raios- X. A atenuação dos raios-X  por um agente de contraste depende da concentração de iodo, da distância percorrida pelo fóton de raios-X através da solução de iodada e ainda da energia do fóton. Quanto maior a concentração de iodo na solução, maior será sua capacidade de atenuar raios-X.
O uso de contraste iodado não iônico é mais frequente utilizado por sua segurança e maior tolerabilidade  pelo paciente do que por um significante aumento da eficácia, porém são de um custo mais elevado. O contraste não iônico é bastante utilizado em crianças e idosos por oferecer uma maior segurança ao paciente.



Fonte: Formulário Hospitalar Nacional de Medicamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário