domingo, 11 de julho de 2010

Planejamento em Instalações de Equipamentos Radiológicos

Para se efetuar o planejamento de um equipamento radiológico é necessário um estudo de funcionamento do serviço, por exemplo:

- Acesso de pacientes em cadeiras de roda, macas e etc.
- Áreas adjacentes, com circulação de pessoas, sala de espera e piso superior ou inferior.
- Capacidade de carga elétrica disponível no quadro de distribuição do cliente.

De conhecimento dos itens anteriores, planejamos a instalação do equipamento, com uma planta de posicionamento, de proteção radiológica e instalação elétrica.

Radiologia Convencional: 

Plantas de posicionamento, proteção radiológica e instalação elétrica. As plantas devem conter legendas com os nomes das salas e de cada componente de instalação. Os componentes são: 

- Equipamentos de raios X, bucky mural, mesa de exames e quadro de força.
- As salas: sala de exames, sala de comando e câmara escura.

Planta de proteção radiológica:

Área controlada - Locais de trabalho em áreas expostas à radiação.
Área monitorada - Locais de trabalho nas adjacências da área controlada; quartos de pacientes fora da área controlada e em campo aberto áreas que estão sob jurisdição do usuário.

Área controlada:
Por semana: 1 mSv (100 mR).
Por ano: 50 mSv (5 R).

Área monitorada: 
Por semana: 0,1 mSv (10 mR).
Por ano: 5 mSv (0,5 R).

Área monitorada com fator de permanência 0,3:

Fronteiras (limite) da área controlada, cabines, toaletes, corredores e sala de espera, em campo aberto dentro da área sob jurisdição do usuário, mas que não são lugares de permanência.

Outras áreas ocupadas - 0,3 mSv (3 R) por semana e 1,5 mSv (0,15 R) por ano:

Residências ou locais de permanência de pessoas que não tenham relação com a atividade da instituição de raios X; em campo aberto, mas que são lugares de permanência.

Tomografia Computadorizada:

Tomografia Computadorizada é um método especial de tomografia por raio X baseado no princípio do borramento para a formação de imagens. Este método especial produz tomogramas transaxiais isto é, imagens de fatias do corpo. Portanto, somente as regiões de interesse são apresentadas na imagem.
A tomografia computadorizada fornece imagens de tecidos macios com muito mais contraste do que as obtidas com método clássico. Além disso, ao processo de geração de imagens é possível analisá-las quantitativamente.
A tomografia computadorizada (TC) é também conhecida como "CAT" Tomografia Axial Computadorizada. Tomografia vem da palavra grega "tomos" que significa fatia em seção (comumente denominado "corte" e grafia significa registro).

Plantas de posicionamento, proteção radiológica e instalação elétrica:

Devem conter seus componentes com legenda e os nomes das salas do setor.

Legendas e seus componentes:
- Gantry, mesa de exames, mesa de comando (teclado e monitor), armários de eletrônica, lâmpada de sinalização e o sistema de alimentação elétrica.
- Salas: Salas de exames, sala de comando, sala de laudos e sala técnica.

Mesa de Exames: 

É montada à frente do Gantry e é onde se coloca o paciente, a mesa tem movimentos sobe/desce e entra/sai. Durante a exploração do paciente a mesa movimenta de acordo com a execução do exame. Após cada corte a mesa é deslocada para o próximo corte. Neste caso para equipamentos que não são helicoidais (espiral).
Para equipamentos helicoidais, a mesa faz o movimento contínuo em toda extensão do exame.

- Faixa de deslocamento vertical: 35 - 110 cm.
- Faixa de deslocamento horizontal: 160 - 180 cm.

GANTRY:

É parte do equipamento que executa propriamente a exploração do paciente, ele é instalado na sala de exames. Possui vários componentes como: tubo de raios X, detectores, circuitos eletrônicos, monitores, etc.
Possui um painel de comando não só do próprio gantry como também da mesa, além de indicadores de posicionamento. É possível a inclinação. Faixa de inclinação +/- 25 graus a +/- 30 graus. Tem uma abertura onde é introduzido o paciente. Faixa de abertura: 60 a 70 cm.

Detectores:

- Detectores em estado sólido:
Os cristais emitem luz quando expostos à radiação, acoplados a estes cristais estão os detectores de luz, que produzem um sinal elétrico proporcional à intensidade de radiação incidente.

- Detectores a gás:
São utilizados em tomógrafos de 3ª geração, o gás utilizado é o Xenônio.

Console de Comando:

A mesa de comando com seus componentes é montada na sala de comando. Composição básica: um teclado, um ou dois monitores dependendo da composição do equipamento, neste caso um monitor de  imagens e outro de dados, computador e câmara de processamento.
Através da mesa de comando o operador poderá manipular e observar e observar todo o sistema, por este motivo o visor pumblífero deverá ter um tamanho e colocação em uma altura que o operador tenha total visão da sala de exames.















Nenhum comentário:

Postar um comentário