terça-feira, 20 de julho de 2010

Radiações Ionizantes

Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com alta velocidade e portando energia, eventualmente carga elétrica e magnética, e que, ao interagir podem produzir variados efeitos sobre a matéria. Elas podem ser geradas por fontes naturais ou por dispositivos construídos pelo homem. Possuem energia variável desde valores pequenos até muito elevados.
As radiações eletromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, raios infravermelho, raios X e radiação gama.

Espectro Eletromagnético:




As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga elétrica, carga magnética mais comuns são: os feixes de elétrons, feixes de prótons, radiação alfa e radiação beta. Das radiações particuladas sem carga elétrica a mais conhecida é o nêutron.

As Radiações Ionizantes:

Ao interagir com a matéria, os diferentes tipos de radiação podem produzir variados efeitos que, simplesmente podem ser sensação de cor, a percepção de uma mensagem codificada e manipulada em áudio e vídeo numa televisão, a sensação de calor provocada por feixes de lasers, o aquecimento de alimentos num forno de microondas, uma imagem obtida num filme radiográfico ou então, a produção de íons e elétrons livres devido à ionização.
As radiações são denominadas ionizantes quando produzem íons, radicais e elétrons livres na matéria que sofreu a interação. A ionização se deve ao fato das radiações possuírem alta energia, o suficiente para quebrar ligações químicas ou ejetar elétrons dos átomos após colisões.
Além da capacidade de ionização, as radiações ionizantes são bastante penetrantes, quando comparadas com os demais tipos.
As radiações eletromagnéticas do tipo X e gama, são as mais penetrantes e, dependendo de sua energia, podem atravessar vários centímetros do tecido humano até metros de blindagem de concreto. Por isso são muito utilizadas para a obtenção de radiografias e para controlar níveis de material contidos em silos de paredes espessas.
As radiações beta são pouco penetrantes, em relação às anteriores. Dependendo de sua energia, podem atravessar milímetros e até centímetros do tecido humano. Já as partículas alfa possuem um poder de penetração muito pequeno. Mesmo radiações com 5 MeV, não conseguem atravessar uma espessura de uma folha de papel. Entretanto, o seu poder de ionização é muito grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário